quinta-feira, 20 de maio de 2010

[SONHOS] O Jejum que Deus Escolheria

[SONHOS PARA QUANDO EU FOR PASTOR]
Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz com o a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. (Isaías 58:3-12)
A ANÁLISE
Não pretendo fazer uma exposição deste texto, só uma pequena meditação para o sonho proposto.
Apesar de haver jejuns reclusos e tempos de estar só, o jejum hipócrita que é feito somente um dia afligindo a própria alma, inclinando a sua cabeça como o junco e estendendo debaixo de si saco e cinza, enquanto em todos os outros dias brigamos e entramos em contendas, não é o jejum que Deus escolheria.
Então, qual o jejum que Deus quer que façamos? Qual Ele escolheria? Não preciso fazer nenhum malabarismo para mostrar isso. O próprio Deus já o disse:
O jejum agradável a Deus é um fluir de boas obras
decorrente da espiritualidade contínua.

A PROPOSTA
Não é de hoje que temos visto uma igreja acomodada no sofá do egoísmo. E eu não preciso ir muito longe para achar um exemplo disso. Há um que me assombra 24 horas por dia. Sendo assim, proponho que nossos sábados sejam usados em obras voluntárias de generosidade evangélica ao próximo.

Exemplos:
• O vendedor de calçados doaria alguns exemplares novos ou usados em bons estados àqueles que não tem condições;
• A professora lecionaria alfabetização aos iletrados;
• O dentista atenderia neste dia gratuitamente somente aos pobres;
• A advogada cuidaria do caso da viúva.

E assim vai. Esta é a ideia ainda bruta. Devo ainda implementá-la primeiramente em minha vida, para quem sabe um dia implementá-la à minha congregação, debaixo de oração e planejamento. Por isso, este ainda é "meu sonho para quando pastor".

1 comentários:

Luis Henrique disse...

Amém e amém Vini.

Sempre me sinto tão envergonhado quando percebo que estou tão longe da verdadeira religião para com Deus...

Postar um comentário