domingo, 16 de maio de 2010

Correta interpretação neotestamentária de Malaquias 3:10

A correta interpretação neotestamentária de
"trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes" (Malaquias 3:10)
é

"Trazei todos vossos bens excedentes aos pobres e necessitados filhos do Senhor, para que haja mantimento na casa deles, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não voz abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bençãos e tesouros celestiais, onde o ladrão não rouba e a traça não rói, tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes".

3 comentários:

NICODEMOS disse...

Paz seja contigo

Mutia gente ainda vive escrava deste texto sem compreender o contexto da velha aliança.

Fico satisfeito ao ver gente como tu com esta preocupação em relação as escrituras sagradas.

Deus o abençoe

nicodemos

Edu Dantas disse...

Tenho buscado entender melhor o que a Bíblia fala realmente sobre dízimos e ofertas, e meu coração está cada vez mais pendido para essa interpretação, mas não encontrei base bíblica para sua interpretação, senão uma interpretação pessoal sua.

Continuo na busca, enquanto isso, a palavra dizimo do versiculo citado continua sendo sinonimo de 10%.

http://luzparaseudia.blogspot.com

Unknown disse...

Paz Edu,

Realmente não me preocupei em fazer uma explanação Bíblica. Posso fazer um dia.

Mas em linhas gerais:
- A Lei do Velho Testamento pode ser dividida em: Civil, Religiosa e Moral;

- Com Cristo, a Lei Civil e Religiosa caíram, pois Ele é um novo Sacerdote. Logicamente, a Lei Moral não caí, pois é eterna e deriva do caráter de Deus (sobre esta que Jesus falava sobre cair um til);

- O dízimo fazia parte da Lei Civil/Religiosa, pois não se encontra no Decálogo.;

- Contudo, sempre há um princípio moral/espiritual atrás das leis civis/religiosas. Assim, os princípios morais do dízimo são: a oferta, o sustento dos pobres, a ajuda aos irmãos necessitados e o sustento do pastor.

Em outro tempo farei um estudo mais detalhado sobre o assunto e com versículos (que é sempre bom rsrs). Essas são as linhas gerais.

Em Cristo,
Vini
www.voltemosaoevangelho.com
www.voltemos.blogspot.com

Postar um comentário